
A oncologia é a especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento do câncer.
Ambas desempenham papéis importantes no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer, mas têm abordagens diferentes.
O oncologista CLÍNICO se concentra no tratamento do câncer usando terapias não cirúrgicas, principalmente a quimioterapia, a imunoterapia e outras terapias sistêmicas.
Já o oncologista CIRÚRGICO, que é a minha especialidade, se concentra na remoção física do tumor ou de parte dele por meio de procedimentos cirúrgicos.
Em muitos casos, a abordagem mais eficaz no tratamento do câncer envolve uma colaboração próxima entre oncologistas clínicos e cirúrgicos, bem como outros profissionais de saúde, como radioterapeutas, patologistas e enfermeiros especializados.
A escolha entre a abordagem cirúrgica e a abordagem clínica depende do tipo de câncer, estágio da doença, localização e fatores individuais do paciente.
Ambas as especialidades são essenciais no manejo global do câncer, e o trabalho em equipe multidisciplinar é fundamental para oferecer aos pacientes o melhor tratamento possível.
Dr. Diego Gaspar
Oncologista | Cirurgião Oncológico e Geral
CRM-SC 21464 | RQE 22842
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)