Tumor benigno x Tumor maligno: Qual a diferença?

Um tumor benigno não é canceroso. 

Eles podem ser encontrados em várias partes do corpo e, em muitos casos, não apresentam riscos à saúde, a menos que causem sintomas desconfortáveis ​​devido ao seu tamanho ou localização.

Um tumor maligno, por outro lado, é composto por células cancerosas que têm a capacidade de se multiplicar de forma desordenada, invadem os tecidos vizinhos e se restringem para outras partes do corpo, em um processo chamado metástase

Tumores malignos são potencialmente agressivos e podem ser fatais se não forem tratados.

A transformação de um tumor benigno em maligno é um evento raro e incomum, geralmente envolvendo uma série complexa de mudanças genéticas e moleculares. 

A grande maioria dos tumores benignos permanece benigna e não se torna cancerosa.

A decisão de remover um tumor benigno depende de vários fatores, incluindo o tamanho, a localização, o crescimento, os sintomas que estão causando e a possibilidade de complicações. 

Alguns tumores benignos podem ser observados sem intervenção, especialmente se não estiverem causando problemas ou sintomas incômodos ao portador. 

Cada caso deve ser avaliado individualmente para decidir qual a melhor forma de tratamento.

É importante lembrar que apenas um oncologista pode fazer uma avaliação precisa do tipo de tumor, seu potencial de risco e a necessidade de tratamento ou remoção. 

Se você tiver preocupações sobre um tumor, é recomendável procurar orientação especializada para obter a melhor orientação possível.

Leia mais sobre “Quando procurar um cirurgião oncológico”

Dr. Diego Gaspar 

Oncologista | Cirurgião Oncológico e Geral

CRM-SC 21464 | RQE 22842

(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional e não devem ser utilizados para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima